segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Quem sou eu

Ola Pessoal!

Venho pensando em começar um blog há muito anos. Sou imigrante no Quebec e antes mesmo de imigrar, lia muitos blogs de pessoas que estavam no mesmo processo que eu. Porem, logo que elas chegavam aqui paravam de atualizar os seus blogs ou atualizavam com pouca frequência. Eh obvio que quando chegamos aqui, a vida muda, temos outras obrigações e também caímos na rotina de trabalhar, estudar e pagar as contas, o que acaba sobrando pouco tempo para nos dedicarmos a blogs ou outras coisas assim.

O que eu pretendo com este blog eh falar o que acontece depois de que chegamos aqui. Moro aqui há 5 anos e meio, já sou cidadão canadense e queria dividir com todos as alegrias e tristezas de um Cidadão Imigrante :-)

Acho que a primeira pergunta que deve passar pela cabeça dos brasileiros que pretendem moram no Canada eh: "Vale a pena?" Do meu ponto de vista e pela minha experiência a resposta eh; SIM, vale a pena. Depois deste tempo aqui, ainda paro para pensar na sorte que tenho e como sou grato a Deus por ter esta oportunidade de estar aqui, concretizando sonhos e me tornando uma pessoa melhor em muitos aspectos. Eh claro que nem todos os momentos são rosas e que muitas vezes da vontade de largar tudo e voltar para o aconchego do Brasil, para perto de minha mãe e de amigos queridos. Não posso negar que já pensei em desistir inúmeras vezes e que por pouco não larguei tudo e voltei. Mas no fundo de meu coração, sei que estaria fazendo uma bobagem.

Não sai do Brasil porque detesto o nosso pais ou porque tive alguma experiência desagradável por ai. Pelo contrario, o Brasil eh um pais maravilhoso e que amo muito. Sou brasileiro e nunca tiro isso de perspectiva e tenho orgulho disso. Sai do nosso querido pais porque precisava crescer, ampliar os meus horizontes e sair de uma zona de conforto. Sei que muitos que decidem partir, vem para cá com o coração cheio de magoas e revolta em relação ao nosso pais. Não eh o meu caso. :-)

Outro aspecto que vale ressaltar, eh que os relatos de minhas experiências, sao relevantes dentro do contexto de Montreal na província de Quebec e que possivelmente não possam ser generalizados para todo o Canada. Questões políticas de separatismo, são assuntos delicados e pretendo não me aprofundar muito nisso, pois o meu conhecimento eh restrito aos poucos anos que vivo aqui, mas de fato (e de direito!) existe uma nação chamada Quebec e que eh bastante distinta do resto do Canada. Se pretende morar no Quebec, acho importante que tenham isso em mente, pois na pratica não estarão imigrando para o Canada apenas, mas tbem para o Quebec. As leis, os costumes e a cultura (sem falar na língua! rs) são bem diferentes das do resto do pais.

Bom, acho que para um primeiro post já falei demais! rsrs! Amanha tenho que trabalhar e tenho aula na faculdade. UFA! sera puxado! (alias, estou no ultimo semestre do meu mestrado!! EBA! rs)

Sintam-se a vontade para perguntarem o que quiserem e dentro da medida do possível responderei a todos. :-)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário