quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Férias, Terremoto e Universidade

Bom dia!! Depois de algumas semanas sem postar nada devido as minhas férias e muitos trabalhos na faculdade, resolvi entrar hoje para atualizar o blog e também para agradecer os emails que tenho recebido. Desculpe se não respondo tão rapidamente quanto eu gostaria, mas infelizmente a faculdade está tomando muito tempo. Além disso, nestes dias de férias que estive em São Paulo, não fiz absolutamente nada alem de descansar e rever a família e amigos :-)

Somente uma coisa foi meio frustrante. Acabei chegando 12 horas mais tarde do que o planejado por conta da cia aérea que cancelou o meu voo. Mas tirando este pequeno contratempo, as minha férias foram ótimas!

Não sei se vocês tiveram noticias sobre isso, mas na madrugada de 9 para 10 de outubro, Montreal sofreu um tremor de terra de 4,5 na escala Richter. Foi um tremor leve e que não durou muito tempo, porém foi suficiente para me deixar algumas horas acordado! Foi a segunda vez que eu senti um pequeno terremoto aqui na cidade desde que cheguei aqui, e posso garantir que a sensação não é muito agradável. Felizmente, um tremor de baixa intensidade como este, não causa danos materiais. Muitos moradores ligaram para o 911 um pouco assustados, mas no geral não houve nenhuma comoção. Montreal é uma cidade que recebeu muitos refugiados do grande terremoto que ocorreu no Haiti e para eles foi um momento de lembranças desagradáveis.

Algumas semanas já se passaram e ninguém mais comenta sobre o pequeno abalo sísmico. Eu, por exemplo, estou muito mais preocupado com as minhas provas e trabalhos na faculdade do que qualquer outra coisa. O meu programa é um Mestrado em Linguística Aplicada. Preferi fazer o curso em uma das universidades inglesas da cidade, por uma questão de comodidade, já que sou muito mais proficiente em inglês do que francês. Muitas pessoas me perguntam a respeito das universidades no Canadá. O meu conhecimento em relação ao todo do país é muito reduzido; desta forma, prefiro falar o que sei sobre as universidades no Québec.

Em Montreal há 4 grandes universidades: UQAM (Université du Québec à Montréal ) Université de Montréal, McGill e Concordia. As duas primeiras são francesas e as duas ultimas inglesas. Todas elas oferecem excelentes programas de graduação, mestrado e doutorado assim como especializações mais curtas. Dependendo da área que deseja cursar, vale a pena consultar o site das universidades onde poderá encontrar informações importantes que poderão ajuda-lo a decidir qual universidade devera se matricular. A McGill e a Université de Montreal são as mais famosas e reconhecidas, porem não existem necessariamente universidades melhores ou piores, mas sim departamentos que são mais reconhecidos do que outros. Eu inclui os sites das universidades abaixo e se tiverem algum outro questionamento, me perguntem, ok?

Eu percebo que os custos com educação aqui são bem menos elevados do que no Brasil e a qualidade é provavelmente bem superior que a maioria das universidades no Brasil. O nível de exigência dos cursos e professores é muito maior... então prepare-se! Risos!! Aqui não existe "dar um jeitinho com o professor", ameaçar cancelar a matrícula se o professor não te passar ou copiar trabalhos prontos da internet. Plágio e algo muito sério aqui e você poderá ser expulso do programa! Os estudantes e professores tem uma visão bem diferente sobre suas obrigações e direitos. Confesso que foi um grande choque para mim... Eu costumava ser um bom aluno, daqueles que presta atenção na aula e consegue fazer as provas somente prestando atenção na aula... Aqui descobri que preciso mais que isso para poder tirar uma nota razoável. De maneira geral, os alunos são competitivos e não ficam satisfeitos com um B+. O objetivo da maioria é tirar A!!! Eu não sou assim, e nem quero ser! Risos! Não quero ficar louco e muito menos perder os escassos fios de cabelo que ainda tenho na cabeça! :-)

Uau! Este post está ficando muito grande. Irei parar por aqui!

Aqui vão os links e o meu endereço de email. Eu notei que algumas pessoas preferem mandar emails do que postarem os comentários em aberto. Fiquem a vontade para fazer ambos!

Ate a próxima!

www.uqam.ca
www.umontreal.ca
www.mcgill.ca
www.concordia.ca

Meu email: cidadaoimigrante@gmail.com

3 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Li seu comentário no meu blog e fiquei muito feliz!
    Obrigada pelas "boas vindas" e pelas dicas. Obrigada também por ter insistido tanto com o comentário que não estava entrando.
    Vou ler todo o seu blog aqui pra saber as dicas que você tem pra dividir conosco.
    Vai ser leitura constante, pode acreditar!
    vamos nos falando...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia!

      Obrigado pela visita ao meu blog e espero que as informações possam ser úteis a você e a sua família! :-) Também vou acompanhar o seu blog e inclusive irei colocar um link dele aqui na minha página inicial (se você não se importar é claro!) ☺

      Se houver algum tema mais específico que tenha interesse, por favor não hesite em perguntar, ok?

      A propósito, vocês já tem uma data para a mudança?

      Abraços!

      Excluir
    2. Nadia,

      Acabei de ir ao seu blog e vi que foram publicados os meus dois comentários (quase iguais)! Hahah! Se você quiser apagar o primeiro, fique a vontade! ☺

      Abraços!

      Excluir